11.24.2007

MARTA E MARIA


Nos últimos tempos tem-se verificado a proliferação de teorias acerca da vida de Jesus de Nazaré que lhe atribuem irmãos e mesmo um casamento com a jovem Maria, natural da povoação de Magdala (conhecida por tal motivo como Maria Magdalena) e vários filhos.

José Saramago, no seu romance, “O evangelho segundo Jesus Cristo”, descreve uma belíssima e delicada cena de amor de Jesus com a dita Maria, a quem ele chama Magdala.

Pois já em 1945, ano em que – ainda seminarista, com quinze anos - fiz este ingénuo poema, eu deixava antever uma relação vagamente mais do que mística entre os dois.

O episódio de Cristo repreender Marta por ela ligar mais à lida da casa do que aos seus deveres de boa anfitriã, vem na bíblia, mas lá não se fala em cama e em pernoitar.

Claro que nunca ninguém no Seminário pôs a vista em cima destes versos. Nem no seminário, nem fora dele, aliás, pois este como a maioria dos poemas que aqui apresento ,foram, até agora, segredo meu.


MARTA E MARIA

Foto baixada da net, data vénia

Misteriosa e meiga, a noite caia,
Morria o sol ao longe, rubro e cansado
E, preguiçosamente, o disco esbraseado
Banhava, do manso mar, na água fria

Na cidade de Betânia, àquela hora,
Passava-se uma cena encantadora
Na farta casa daquela a quem, outrora,
Chamavam, por escárnio “a pecadora”

Marta, a boa irmã, fazia a ceia.
No fogo que ardia em viva brasa
P’rò bom Jesus, rabi da Galileia,
Que as honrava, pernoitando em sua casa

E o bondoso Rabi, em frente da janela,
Contemplava extasiado, através dela.
A fascinante beleza do sol-pôr

A doce Maria, a seus pés sentada,
Envolvia-o num olhar de apaixonada,
E beijava-lhes as vestes com fervor

Entretanto, Marta, com desembaraço,
Preparava com solícito carinho
Uma alvíssima cama no terraço
Com finíssimos lençóis de puro linho

Maria não vê sequer o que a rodeia,
Brilhando nos seus olhos estranha luz.
Vive apenas p’rò Rabi da Galileia
E seu olhar se perde nos olhos de Jesus

Contemplava-o assim, meiga e calada,
Presa de estranho encanto ou de magia,
Quando se ouviram passos leves na escada
E eis que surgindo Marta assim dizia:

Senhor, não fica bem que eu, com afã,
Trabalhe assim, com tanto e tal calor.
Deixai também que Maria, minha irmã,
Me ajude e me alivie no meu labor

E o bondoso Rabi, que até então,
Silencioso fitava a “pecadora”
Envolve-a num olhar de compaixão
E diz-lhe em voz velada e sonhadora

“Marta, boa Marta, não te afadigues tanto!
Não te prendas tanto à terra que te chama
Só uma coisa interessa: é ser santo
E só é santo aquele que muito ama”

E dito isto, baixou os olhos belos,
Pudibundos e castos, que alguém vê-los,
Era ver, num instante, a eterna vida,

Aqueles suaves olhos que, outrora
Mudaram de Maria “a Pecadora”
O nome, em “Madalena arrependida”

Quedaram mudas as avezinhas no ar.
E ao longe, no alaranjado firmamento,
O sol deu
‘inda luz, mais um momento,
E mergulhou enfim no azul do mar...

____________________

Veja também o meu outro blogue
http://enquantoenao.blogspot.com/


18 Comments:

Blogger Maria said...

E eu leio e releio e gosto do que escreves....
Fizeste lembrar-me Saramago, de facto....

Beijinhos, António

24 novembro, 2007 23:25  
Blogger Codinome Beija-Flor said...

António,
Sempre escrevendo de forma fantástica.
Beijinho,
Esfinge

27 novembro, 2007 00:34  
Blogger Menina do Rio said...

Vim te deixar um beijo, querido!

MULHER...
há tanta força nessa fragilidade
nas jornadas que compõe tua vida
nas crias que geras em teu ventre

27 novembro, 2007 15:04  
Blogger vero said...

Meu querido amigo, há quanto tempo....
Dexo-te um beijo***

27 novembro, 2007 19:20  
Blogger Páginas Soltas said...

Meu querido amigo,

Há quanto tempo....

Deixa- me dizer. te que fiquei sensibilizada com o post... e as quadras!

Por acaso.. as minhas filhas chamam- se:

-Maria

- Marta

Tinha saudades tuas....

Beijos da

Maria valadas

27 novembro, 2007 21:13  
Blogger Bichodeconta said...

Fantástico António, a forma como escreve sobre algo que a todos deixa emocionados.. É sempre uma delicia poder ler as suas poesias.. um beijinho, ell

28 novembro, 2007 15:13  
Blogger Kalinka said...

OLÁ ANTÓNIO

Há que tempos eu não o visitava, as saudades são muitas e quem perde sou eu, por não o ler.
Mais um poema fascinante, parabéns.

POR CÁ...cada dia que passa, as pessoas não têm tempo para NADA...no entanto, estamos a chegar a uma época do ano, a mais hipócrita do ano - parece que todos se vão lembrar de todos...rrssssssss, que raiva!!!

Eu nunca me esquecerei do País que me viu nascer:
"Cahora Bassa é nossa" foi a célebre frase que mais se ouviu ONTEM em Moçambique!!!

Beijitos.

28 novembro, 2007 20:37  
Blogger vero said...

Olá meu querido amigo, irei então enviar-te um exemplar do meu livro com uma bonita dedicatória!!!
Muito obrigada!
Beijinhossss****

29 novembro, 2007 01:07  
Blogger *Um Momento* said...

Uauuuuuu
Meu Querido Amigo
Mas que belo poema!!!!
É sempre uma delicia ler-te,a minha ausência deve-se não ao facto de não me lembrar de ti, jamais,mas á falta de tempo para comentar todos os espaços amigos que adoro ler
O teu é um deles que eu amo ler( e tenho lido)mas comentar nem a todos os meus amiguinhos o tenho feito.Desculpa-me
Agora , fiquei muito contente com a tua revelação: a de estares a partilhar algo connosco que eram segredos teus
Quanta honra:))))))))))))
Sopro um beijo imensamente agradecido ao teu coraçao por tão belos Momentos
Abraço Forte... em ti
(*)

29 novembro, 2007 12:43  
Blogger david santos said...

Olá, António!
Tudo o que fazes não tem nada que se lhe diga, se não bem.
Prabéns

29 novembro, 2007 14:45  
Blogger Pepe Luigi said...

Amigo Melenas,
Sem ofensa para ninguém a tua passagem pelo seminário, que até te deve ter dado alguns conhecimentos de sobejo, mas o que é facto é que ao ganhar-se um páraco perdia-se um homem de cabeça tronco e membros.
Belíssimos versos.

Mudando de assunto. Acerca dos meus polémicos versos, não há duvida que tem produzido duas correntes distintas e todos os comentários me mereceram deferência. E são para estas duas vertentes o meu apelo.
Quando falo no tema cru e rude não aponto o dedo a ninguém. É a minha maneira de ver, interpretar e caracterizar determinada estirpe de prostitutas.
Em todas as profissões e em todos estados de ser existe corrupção, abusos, malformação e sentidos desviantes.
Mas já estou noutra com outra postagem feita hoje mesmo.
Passa por lá.

Um abraço

29 novembro, 2007 20:29  
Blogger Paula Raposo said...

Excelente!! Como sempre, António. Fico agarrada ás tuas palavras. Beijos.

30 novembro, 2007 12:57  
Blogger LurdesMartins said...

E lá me lembrei eu da "Samaritana" em fado. Até o aprendi a tocar na viola!
Quanto ao seu poema, igualmente belo! Gostei particularmente da parte que diz que só é santo quem muito ama.

Beijinhos

30 novembro, 2007 15:33  
Blogger vieira calado said...

Pois e foi bem feito, sim senhor!
Bom fim de semana.

30 novembro, 2007 19:11  
Blogger Manuel Veiga said...

tens no "relógio de pêndulo" uma nomeação com "Escritor da Liberdade". passa lá por casa...

pois, pois... e o "heretico" sou eu. rss

abraços

30 novembro, 2007 21:52  
Blogger Eme said...

Ena, mantiveste os versos em segredo naquele tempo.. é fascinante. Como seriam as reacções se revelados na mesma altura? Tenho imensa curiosidade..
Adorei o poema e o seu sentido! Parabéns.

Beijo carinhoso.

02 dezembro, 2007 21:19  
Blogger *Um Momento* said...

E aqui passo Amiguinho meu para desejar uma linda semana e soprar um beijo imenso ao teu coração:)))

(*)

03 dezembro, 2007 18:55  
Blogger sofialisboa said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

04 dezembro, 2007 15:14  

Enviar um comentário

<< Home