5.13.2007

MARIA


hortênsias do meu quintal

MARIA

MARIA, que estranho encanto
Há em teu nome adorado,
Que em sonhos ou acordado,
Quer seja noite ou de dia,
Os meus lábios delicia
Repeti-lo a cada instante,
Apaixonado e galante,
MARIA, QUERIDA MARIA ?!

MARIA, que sedução
Há em teu profundo olhar …
Tanta Maria há no mundo
E porque será então
Que apenas no teu me afundo,
E nele me deixo afogar?

Pela luz que me alumia
Pergunto porque razão
Só em ti vejo o condão
De a minha boca moldar
Levando-me a murmurar
A toda a hora do dia
O nome que me vicia:
Esse teu, que é de encantar,
MARIA, QUERIDA MARIA ?!

Não sei, confesso, MARIA
O que a isto responder.
Por certo que há magia
Nesse teu jeito de olhar
E só sei só que vou viver
Apenas para te amar.

E um dia, quando morrer,
Já no último estertor,
Os meus lábios já sem cor,
Eu te juro, gostaria
Pudessem ‘inda dizer
Meu grande, meu doce Amor,
MARIA, QUERIDA MARIA!


1948 – Noite d São Pedro

_________

É certo que eram tempos mais românticos,
mas isto já era exagerar, poça!!!
Mas quem não exagera aos 20 anos?


23 Comments:

Blogger Paula Raposo said...

Não era exagero! Galanteios lindíssimos em forma de poesia. Quem não resistiria em 1948 se se chamasse Maria??!! Adorei, António. Beijinhos.

14 maio, 2007 06:37  
Blogger Enfim... said...

bonito


Bjokas

Boa semana

14 maio, 2007 11:19  
Blogger Cusco said...

Há pouco a acrescentar. Tudo o que eu escreva tirará a beleza ao que está escrito... Retiro-me e grito em voz alta: Maria...anda ler uma coisa....


Até breve
SE DEUS QUISER

14 maio, 2007 12:45  
Blogger Teresa David said...

Que saudades tenho desses exageros! Mas hoje ninguém tem coragem de os dizer com medo de ser considerado fraco! O que é uma enorme falsidade pois quem não gosta de se sentir amado e acarinhado?
Lindo. Parabéns
Bjs
TD

14 maio, 2007 14:27  
Blogger sofialisboa said...

quanto ás palavras de amor já nem tenho coragem de escrever mais nada, mas as flores ai as flores antonio, como são lindas bjs sofialisboa

14 maio, 2007 14:51  
Blogger Bichodeconta said...

Ó António que pena hoje as pessoas não exagerarem nos galanteios, sobretudo se são sentidos... Parece que hoje se corre apressado, sem olhar quem caminha ao nosso lado..
A solidão instala-se entre as pessoas , e aumenta drásticamente o consumo de antidepressivos que para alem de tirar qualidade de vida, provoca por vezes lesões irreversíveis.. O amor, o afecto, o ser afável com os outros nunca será exagero, ainda mais tratando-se da pessoa que prenche o nosso coração, a pessoa que nos alegra a existencia.. Um abraço.. Ell

14 maio, 2007 14:57  
Blogger Manuel Veiga said...

suave e doce o nome de Maria. e o teu poema delicado e terno.

abraços

14 maio, 2007 18:36  
Blogger Erecteu said...

Exagero? Não me parece. Mas a(s) parte(s) interessada(s) é que contam.

14 maio, 2007 18:50  
Blogger LurdesMartins said...

Ai o amor... ai as Marias...

Belas hortênsias, António!

Beijinhos

14 maio, 2007 19:18  
Blogger Ana Prado said...

Quem dera houvesse nos dias de hoje exageros como estes...

Beijo , meu amigo.

14 maio, 2007 21:16  
Anonymous Anónimo said...

Ai o que eu agora queria
era que em vez de nena
me chamassem Maria
maria..maria..maria engraçada
que bem me sabia
sentir-me assim tão amada
ai o que é que eu não dava.
maria, maria..
troca comigo Maria
ai o que eu não gostaria
ter sido assim versejada.

14 maio, 2007 23:06  
Blogger António Melenas said...

Menina, não tenhas pena
De não te chamares Maria
Por teu nome chamaria
Fosses tu Fernanda ou Nena
Ou Rosa, Engrácia ou Sofia
Se há meio século te visse
O que à Maria então disse,
Dizia-te o mesmo a ti
E aos quatro ventos diria
Nena, ò querida Nena
O meu coração se empena
Desde o dia em que te vi.
Portanto não é o nome
Que aqui está em questão
Esta vida é um Entrudo
Num coração cabe tudo
Depende da ocasião
Portanto, não chores, ò Nena
Que p’ra tal não tens razão

ehehehehehe
beijinho

15 maio, 2007 14:52  
Blogger Menina do Rio said...

Uma Ode á Maria e um ramo de hortênsias. Adoro as hortênsias!

beijos

15 maio, 2007 15:53  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá António

Vim conhecer a tua "casa" e adorei os seus cantos e encantos

Se não te importares voltare:))

Beijinhos

15 maio, 2007 17:31  
Blogger Bichodeconta said...

Ó António que poeta..
Ó António quem diria..
Mas acho que um destes dias..
Irá ter á sua porta ..
Uma colecção de Marias...
E eu que me chamo Elvira..
Segundo nome Maria..
Não sei como não entrar.
Também nessa romaria..
Desculpe António a brincadeira...
Um abraço..Ell

15 maio, 2007 17:37  
Blogger Elsa Sequeira said...

Lindos os teus exageros António!!!


beijinhos!
:)

16 maio, 2007 07:15  
Blogger Cris said...

E quem não gostava de ser "essa" Maria, lisonjeada com "exageros" que só fazem bem à alma. Eu gostei muito do poema, e aos 20 anos, parece que o mundo nos pertence ;)

Um beijinho
C.

16 maio, 2007 10:26  
Blogger Eme said...

O meu nome do meio é Maria
Eu bem que não o queira revelar
Se fosse a contemplada tudo faria
Para o nome de ordem trocar

16 maio, 2007 15:07  
Blogger Laura said...

1948..Que lindo que ainda lembras o verso e o que se passou a data até.. Mas que sortuda era essa Maria... E depois foi para onde? Não a procuraste? Que lindo e o bonito de tudo é que a Maria pode nem saber de tanta poesia em nome dela.. Beijinho..

16 maio, 2007 23:10  
Blogger sofialisboa said...

então antonio? essa escrita, essas historias maravilhosas? vamos ! bjs sofia

17 maio, 2007 14:44  
Anonymous Anónimo said...

Exagerámos aos 20 anos, exageramos aos 65 e exageramos ao 78. Mas será o amor um exagero? Um abração.

18 maio, 2007 11:29  
Blogger Codinome Beija-Flor said...

António,
e nós mulheres que lemos seus versos dizemos assim:

"Ó DEUS , por que nãome fizestes MARIA?".

Parabéns.
Lindo poema.
beijinho

19 maio, 2007 18:33  
Blogger MARIA said...

Lindo.
Só para o ouvir de novo, MARIA seria mais uma vez.

09 julho, 2007 01:39  

Enviar um comentário

<< Home