12.20.2007

OS MEUS VOTOS DE NATAL

Foto baixada de
www.marcnorton.us/mediac/400_0/
com a devida vénia



OS MEUS VOTOS DE NATAL

Já o Natal aí vem
Já está tudo iluminado
Todo o mundo anda contente
Mas por demais sabe a gente
Como isto está tudo errado

Vivem uns na opulência
E a outros tudo escasseia
Cultiva-se a arrogância
E a cupidez, a ganância
Por todo o lado campeia

As bocas falam de amor
Mas só ódio é que se vê
Em vez de paz é a guerra
Que impera por toda a Terra
E sem se saber porquê

A honra é palavra vã
Ideais já ninguém tem
É ver quem mais se “abotoa”
Que importa a quem isso doa...
Que grandes filhos da mãe!

Todos acham que a razão
Está sempre do seu lado
Eu sou “o bom”, tu “o mau”
Eu tenho o pão e o pau
Tu vais ser exterminado

Matam alguns por Alá,
Por Buda ou por Jeová
E outros pelo Deus cristão
Mas o nome verdadeiro
Do seu deus, “tão justiceiro”,
É o supremo deus “Milhão”

Em sonhos eu alimento,
Ai de mim, esperanças vãs,
De um dia quando acordar
Já não haver mais lugar
P’ra Bushes nem Talibãs

De não haver já “bons” e “maus”
E de o mundo ser capaz
De viver de forma tal
Que a palavra Natal
Signifique apenas: PAZ!
______________________________
Fiz este versos no natal de 2002.
Mantém a mesma actualiade
Renovo por isso os mesmos votos
_________________________________
Veja também o meu otro blogue

19 Comments:

Blogger *Um Momento* said...

Meu Amiguinho
E que votos tão Verdadeiros
Este mundo anda da frente para trás, ou de lado ja nem sei
Deixo eu os meus votos de um Santo e Feliz Natal a ti e a todos os teus e que a Paz nos acompanhe
Um beijo ...no teu coração
(*)

20 dezembro, 2007 20:54  
Blogger Páginas Soltas said...

Meu querido amigo e poeta,

Como me sinto " pequena", perante a grandeza da tua poesia... E de tudo o que escreves.

Aqui deixo com toda a minha amizade, os meus votos de um FELIZ
NATAL... E UM ANO DE 2008 com tudo aquilo que mereces.

Beijos

20 dezembro, 2007 22:59  
Blogger Maria said...

Tão actual o teu poema... cada vez mais...
Um bom ano de 2008 para ti, cheio de saúde e paz...

Beijinho, António

20 dezembro, 2007 23:04  
Blogger Bichodeconta said...

Que palavras tão sábias António..Um abraço muito grande e o desejo de que todos os dias da sua vida sejam felizes e de paz e amor.. Um beijinho, ell

21 dezembro, 2007 19:38  
Anonymous Anónimo said...

Caro António,

Abri o meu email e vi que recebi de si um cartão de Boas Festas, que me surpreendeu (pelo estranho endereço numérico) e me agradou (pela amabilidade). É com toda a sinceridade que lhe retribuo os votos, acrescentando saúde, paz e tranquilidade.

O email fez-me também vir ao seu blog, que não visitava desde "Marta e Maria" e você continua a arrebatar as emoções com as palavras que escreve. Por agora quero elogiar os seus versos, que muito me tocaram e neles revi o que também me dói na alma. Maravilhoso. O seu blog é mesmo um legado. Obrigada.

22 dezembro, 2007 00:12  
Blogger MARIA said...

Olá António,
Passo para deixar votos de festas felizes, docinhas, cheias de calor humano e um 2008 glorioso!
Continuo a acompanhar e apreciar muito o seu blog.
Um beijinho
Maria

23 dezembro, 2007 01:56  
Anonymous Anónimo said...

Um Natal Feliz é o que lhe desejo, com alegria, paz, amor, saúde... Fraterno abraço especialmente dedicado à sua alma de poeta e de lutador humanista.

Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/
http://couramagazinefoto.blogs.sapo.pt/

23 dezembro, 2007 09:33  
Blogger vero said...

Um Santo e Feliz Natal meu querido amigo!!!

( Peço desculpa pelo atraso em enviar o livro, irei enviá-lo esta semana )

Beijinhossssss :))))

23 dezembro, 2007 20:45  
Blogger Codinome Beija-Flor said...

Antonio,
Vim desejar um Feliz Natal, mas com o verdadeiro espírito de natal, sem a imagem do consumo, mas com a mensagem que ele tem, que o seu seja especial e festivo juntamente com os teus.
Beijinho

23 dezembro, 2007 23:44  
Blogger Eme said...

António, tens toda a razão e acabo de ler um mail terminando com um humor que me arrancou um sorriso.:)
Quer queiramos quer não este dia existe, talvez seja mais para as crianças e concordo que elas fiquem a brilhar pelo menos neste dia. Quanto a nós, façamos por estar bem e sentir o amor no ar. Apesar de tudo...
Um abraço grande e muita paz hoje no meio desse teu grande rebanho. Engraçada a coincidência: por cá também somos 16.
Beijo carinhoso.

24 dezembro, 2007 17:39  
Blogger Poemas e Cotidiano said...

Antonio,
Espero que tenha tido um Natal muito feliz.
Muito lindo o texto e a foto! Nos faz refletir, nao eh verdade?
Beijos, e tudo de bom. Muita paz.
Mary

26 dezembro, 2007 01:26  
Blogger *Um Momento* said...

E aqui estou a desejar um bom fim de semana, e como não devo poder andar por aqui antes deixo já os meus votos de um ano novo cheio de Luz e tudo de muito bom
Que este ano que finda acabe da melhor forma para que o que se aproxima ,da melhor maneira possa chegar e num sorriso nos abraçar
A ti e aos teus Tudo de muito bom desejo meu Amigo
Grata pelo companheirismo e Amizade ao longo destes meses
Um beijo , um abraço sentido e muito agradecido
Bom Ano!!!!

(*)

28 dezembro, 2007 02:10  
Blogger Luís Galego said...

mantem de facto a actualidade, aliás como tudo o que lê aqui...um bom ano!!!

28 dezembro, 2007 15:08  
Blogger Elsa Sequeira said...

António!

venho desejar-te um ano de 2008 pleno de paz amor e muita saude!

beijinhos

03 janeiro, 2008 13:30  
Blogger david santos said...

Olá, António.

Estou passando para te desejar um Feliz Ano Novo!!


David Santos

04 janeiro, 2008 19:21  
Blogger Kalinka said...

Muito obrigado pelo teu gesto de carinho.

Beijos.

BOM ANO

04 janeiro, 2008 19:23  
Blogger Kalinka said...

Muito obrigado pelo teu gesto de carinho.

Beijos.

BOM ANO

04 janeiro, 2008 19:24  
Blogger Manuel Veiga said...

e pela tua qualidade são teus versos intemporais...

abraços

05 janeiro, 2008 19:02  
Blogger Joaquim Alves said...

Agradecimento pela partilha.
Votos de total recuperação.
Abraços

joaquim alves

18 janeiro, 2008 15:16  

Enviar um comentário

<< Home