6.18.2007

NO ALTO DO MIRANTE


NO ALTO DO MIRANTE

Enfeitiçados, do alto do mirante

Temos Lisboa, a bela, a nossos pés.

É nosso o Tejo azul e faiscante,

A Sé, o Paço, a Torre e o mar distante

Toda a cidade, enfim, de lés-a-lés.

É Primavera e tudo reverdesce

O sol no céu é vivo resplendor.

Sobre a terra em êxtase, vagaroso desce

E em nossos corpos se espraia e elanguesce

Em carícias finas do mais puro amor

Contemplo o teu rosto e quanta alegria

Vejo em teu olhar de mulher-criança !

Goza bem agora toda esta magia

Porque o tempo corre e há-de vir um dia

Em que este dia será só lembrança


Eu, a quem a vida já muito ensinou,

Para ser feliz basta-me sonhar.

Mergulho em teus olhos e vogando vou.

Esqueci de onde venho, que importa onde estou

Sou apenas rio correndo em teu mar

30 Comments:

Blogger a d´almeida nunes said...

Viva, António Melenas

Hoje, também falo do Paço, só que é o do Bispo de Leiria, o Paço que o foi noutros tempos, que hoje é a "Zara". E de árvores e da falta de respeito que por elas se tem, em muitas situações.
Que tempos estes! São outros tempos! Que havemos de fazer?
Vamos remar contra a maré em nome de quê? Da tradição? Da História?
De qualquer modo há que mirar e remirar os recantos dos nossos cantos, se possível com encantamento!
Nem que seja só na nossa memória!
Um abraço, belo poema, como sempre.
António N

18 junho, 2007 18:39  
Blogger Paula Raposo said...

Gostei!! Lembrei-me das quintilhas que escrevia quando era mais nova...beijos.

18 junho, 2007 19:55  
Blogger Pepe Luigi said...

Fantástica esta tua magia e simplicidade com que a pena te escorrega entre os dedos, produzindo poesia de altíssima qualidade.

Caro Melenas, fiquei preocupado quando li no blog da Isabel que andas um pouco adoentado e algo desalentado.
De facto tenho dado pela tua falta, algo preocupante?

Um abraço e dá notícias.

18 junho, 2007 20:45  
Blogger Bichodeconta said...

E eu fico sem palavras António.. Há magia na forma delicada como nos fala .. Amo Lisboa que aprendi a conhecer em cada recanto, em cada beco e viela.. É um prazer calcorrear cada esquina, subir ao Castelo, passar Alfama, Mouraria, os miradouros , que delícia para o olhar... E o Tejo de quando em vez ao alcance da nossa vista ainda que por uma pequena nesga rasgada nas muralhas.. A baixa Pombalina é um fascínio, o Bairro Alto .... Amo de paixão esta cidade, amo o Tejo.. Amo Portugal em toda a sua plenitude.. Mais uma vez parabéns António.. Um abraço....

18 junho, 2007 21:23  
Blogger Teresa David said...

Sonhar é das pouquissimas coisas que ainda são á borla! E que bem sonhas!
Regressei e comigo trouxe muitas histórias e lembranças.
A primeira já está publicada. Se quiseres...
Vais ao Festival de Teatro? Lá estarei mais um ano.
Bjs
TD

18 junho, 2007 23:26  
Blogger Cusco said...

Olá, estive a dar uma olhadela na Arca! E também por outros lados.Algures encontrei a frase abaixo transcrita:

Onde está o Gabriel Garcia Marquez que queira escrever a saga dos Melenas, ou a vida de uma família através de todo o século vinte?

Para quem conhece bem os Cem Anos, só por si esta frase é um imenso poema!

Um abraço!

19 junho, 2007 10:42  
Blogger Cris said...

Sou apenas rio correndo em teu mar....

Imagens sempre belas, António.
é um verdadeiro prazer passsar por aqui.

um beijinho
Cris

19 junho, 2007 14:21  
Blogger *Um Momento* said...

Como é bom vir até aqui...
"Esqueci de onde venho, que importa onde estou
Sou apenas rio correndo em teu mar"

Um Sorriso por tão bons Momentos que aqui me são proporcionados (",)

19 junho, 2007 19:41  
Blogger Manuel Veiga said...

rio correndo para o mar. em serena comunhão com a poesia. muito belo. abraços, meu amigo

19 junho, 2007 20:10  
Blogger LurdesMartins said...

E quem fala assim...
Um transmontano que assim descreve Lisboa... só pode ser amor!!!

Beijinhos

19 junho, 2007 21:19  
Blogger Menina do Rio said...

Mergulhei meus olhos nas letras e na imagem e viajei agora sobre a terra em extase...

20 junho, 2007 19:39  
Blogger Maria said...

... sou apenas rio correndo em teu mar.....
Lindo, todo o poema, mas esta frase é sublime!

A foto parece um sonho.

Beijinho, António

21 junho, 2007 04:25  
Blogger Bichodeconta said...

Numa hora a que deveria estar a dormir, ando por aqui a deambular.. Parei António, e mais uma vez demorei o olhar.. Gosto dessa afirmação "muita idade e pouco juízo" .. Muita idade é o que nos dá exactamente o privilégio de poder ter menos juízo... Costumo dizer até por brincadeira que já atingi a idade em que posso tudo!! Em que posso ouvir e ver tudo que nada mais me surpreende.. Devo estar a exagerar.. Enfim é do adiantado da hora. Eu vou voltar António!! Isto é uma ameaça sportinguista.. Um beijinho e as melhoras António..

21 junho, 2007 05:13  
Blogger Isabel said...

Querido António, vim convidar-te a ires lá ao meu quintal que desta vez não pude evitar nomear-te para um prémio com um nome dado por mim. O que tinha eu não gostei.
Espero-te por lá.
Um enorme abraço.

Isabel

21 junho, 2007 13:41  
Blogger António Melenas said...

Acedi ao convite da Isabel e fui ao seu blogue - http://almasolta.blogspot.com/ descobrir qual a surpresa que me ali me tinha reservada. É o caso que a o blogue da Isabel nomeada por um outro blogger para o prémio”Blogue com tomates” que,
segundo as palavras da autora da iniciativa (a Brit Com) um blog com tomates “… é aquele que luta pelos direitos fundamentais do ser humano. Havendo quem possa ter outra interpretação do mesmo, a nomeação de blogs e seus respectivos conteúdos são da responsabilidade de quem os indica.”
E tendo de nomear outros cincos blogues a quem entendesse dever atribuir igual prémio, a Isabel assim fez. Fui um dos cinco que ela distinguiu, explicando as razões que, vindo de quem vêm –uma Amiga que muito prezo – tenho muito orgulho em transcrever:

O ANTÒNIO MELENAS Dos “ESCRITOS OUTONAIS
“O homem coragem, alma, pensamento e coração, com a sua enorme força e as suas humanas fragilidades, com a sua grandeza e as sua pequenez, com a sua politica alfinetando aqui e ali, com as suas cicatrizas orgulhosamente à mostra e mais do que tudo, com a sua gigantesca paixão pela vida, sempre, sempre presentes.
Ali, no seu blog, está ele, o grande homem que sabe que é grande e é pequeno.
Ali, está ele, contado por si mesmo, com as palavras que nasceram e cresceram da sua própria vida, com a tinta amadurecida pelo seu próprio tempo.
Ali, está ele, cansado mas em pé, em poesia e em prosa, romântico e revolucionário, clamando mudança, ou segredando doces palavras de amor. Ali, está ele, cansado mas em pé, desde miúdo até aos dias de hoje.
O António tem na mão a agulha da sua própria vida.”
Já dois outros bloggers me tinham nomeado para o mesmo prémio, mas por feitio (raio de feitio!) sou avesso a este tipo de iniciativas e não lhe liguei muita importância, até porque não tinha espaço no computador para pendurar os tomates ( agora, com três, a coisa ficava ainda mais complicada.
Só que a Isabel, com o talento que se lhe conhece, deu a volta ao texto, mudou o nome de “blogue com tomates“ para "blogue com coragem” e a tal propósito escreveu uma peça literária de antologia. Vale a pena ler

21 junho, 2007 18:30  
Blogger Isabel said...

Obrigada, querido António, nada do que eu escreva te faz jus, mas fico honestamente contente que tenhas gostado. sinto que pouco tenho para te dar, resta-me esta imensa alegria de pelo menos uma vez escrever para ti e sobre ti e tu que eu tanto admiro teres gostado.
Acredita tu és dos corajosos e conhecer-te tem-me tornado tambem mais corajosa a mim.

Um abraço enorme cheio de sincera amizade.

Isabel

21 junho, 2007 21:32  
Blogger Matvi. said...

Um belo poema, António. Lembrei-me de um viagem maravilhoso que fizei a Portugal, em 2001.
(Perdona mi horroroso portugués)

21 junho, 2007 22:11  
Blogger Elsa Sequeira said...

Amigo!!

Continua a sonhar e a amar! E que bem que o fazes!!!


beijinhos!!

21 junho, 2007 23:06  
Blogger jorge esteves said...

Um belo poema em contraluz...
Abraço.

22 junho, 2007 18:04  
Blogger *Um Momento* said...

Boa tarde(",)

Agradecendo a visita...
Esboçando um sorriso
E sim...
É uma maravilha o que escreve
E o que faz sentir através das suas Palavras...
Um bem haja e
até breve
(",) (*)

22 junho, 2007 18:20  
Blogger Cris said...

Bom Fim de Semana!

Beijinhos
Cris

22 junho, 2007 21:59  
Blogger Páginas Soltas said...

Meu querido amigo,

Tenho andado tão desorientada com o BLOG PALAVRAS AO VENTO, que mais uma vez apaguei... tenho andado a tentar criar outro... que por fim com a ajuda de uma amiga...consegui recuperar o formato...mas os poemas... tenho que os colocar novamente.. de a um a um.

Li, num comentário... que te encontravas adoentado... espero que não seja nada de mal... e sim as maleitas do costume!

Deixo aqui o novo endereço, para o caso de quereres alterar no meu link:
http://oblogdaspalavras.blogspot.com/

Um bom fim de semana... e as tuas melhoras meu querido amigo!

Beijinhos da

Maria

23 junho, 2007 00:56  
Blogger Ana Luar said...

"Eu, a quem a vida já muito ensinou,
Para ser feliz basta-me sonhar.2

Lindo António... Simplesmente lindo!

23 junho, 2007 14:42  
Anonymous Anónimo said...

Vim ler-te, como sabes que sempre venho, nem que chovam raios e coriscos; atrasei-me mas não perdi o barco. Ele esperou por mim. E realmente basta sonhar um pouco para ser feliz. Também fiquei comovida com o relato da Isabel sobre a tua pessoa. O teu carisma não foge a nínguém António e isso é outra das coisas que me deixa feliz.
Beijo meu. E outro para a Isabel pela homenagem que te fez ;)

23 junho, 2007 23:21  
Blogger Kalinka said...

Olá ANTÓNIO
Meu querido vizinho, por onde tem andado? Sinto a sua ausência...
Também eu fui distinguida com 3 nomeações e hoje mesmo vou fazer um post agradecendo as ditas, e preciso de nomear mais outras tantas. Pensei em si, nos seus escritos tão sentidos, nas suas palavras tão sábias, mas...
já li que o António não gosta desse género de coisas. Pronto!
Fica a intenção e respeito a sua vontade.

Lá pelo kalinka,
as viagens continuam,
os lugares vão desfilando,
como se uma passerelle fosse,
na memória dos meus sentidos.

Mais um lugar belo e histórico visitei. Desde Março deste ano que tenho aproveitado nas minhas mini-férias para visitar o nosso Portugal profundo e, ao mesmo tempo, algumas das 21 Maravilhas de Portugal. Em Março, no Algarve, estive na «Fortaleza de Sagres» e, em Maio no Alentejo, visitei as «Fortificações de Monsaraz», O «Templo Romano de Évora» e também o «Paço Ducal de Vila Viçosa».

Beijitos.
Bom domingo.

24 junho, 2007 02:14  
Blogger Maria said...

Venho até aqui hoje para te desejar uma óptima semana, e que essas maleitas se tenham ido embora...

Beijinhos

25 junho, 2007 01:58  
Blogger *Um Momento* said...

Passei ,
sorri e lhe desejo um excelente inicio de semana (",)
Até breve(*)

25 junho, 2007 10:42  
Anonymous Anónimo said...

António, como sabes descobri este teu espaço há pouquíssimo tempo, mas desde logo o identifiquei como um espaço de cultura, bom gosto e de respeito pela dignidade humana e os seus valores. Por isso te linkei, por isso te comento e me honra a tua presença dentro da minha poesia.

Acabei de ler o teu poema. No seu conjunto de uma beleza extraordinária. Destaco este verso final

"Eu, a quem a vida já muito ensinou,
Para ser feliz basta-me sonhar.
Mergulho em teus olhos e vogando vou.
Esqueci de onde venho, que importa onde estou
Sou apenas rio correndo em teu mar."

Para ser feliz, basta sonhar...

É meu amigo, é. Todavia tantas vezes os sonhos têm despertares dolorosos. Ai temos de ser capazes de conviver com a perda e, se for o caso, conseguir que ela resulte em arte, em criação, poesia ... sei lá. Enfim!...

Finalmente (passo o pleonasmo) a tua nomeação: Nada mais justo. Pelas razões que a Isabel evoca e que eu assino por baixo...

Uma excelente semana, um abraço

Mel
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.maresiademel.blogs.sapo.pt

25 junho, 2007 12:55  
Blogger Cris said...

Um beijinho e votos de boa semana, embora o tempo não ajude, parece que não se decide...


Cris

25 junho, 2007 13:43  
Blogger Menina Marota said...

"Eu, a quem a vida já muito ensinou,
Para ser feliz basta-me sonhar."

Já somos dois... afinal de que seria a Vida sem sonhos e sem a memória das coisas boas que ela nos proporcionou?

Pelos post's que já aqui colocaste apercebo-me que já não te visito há imenso tempo e fiquei triste, porque me apercebi de que o essencial de que gosto de fazer (ler-vos) anda perdido no Tempo...

É sempre um prazer ler-te. Sei que me estou a repetir, mas não tenho outra forma de expressar como gosto de te ler.

Um abraço carinhoso :)

06 julho, 2007 13:29  

Enviar um comentário

<< Home