3.18.2008

Morreu António Melenas



Foi no passado dia 16 de Março, pelas 22 horas, que faleceu António Joaquim Gouveia, vítima de Macroglobulinemia de Waldenström (no sangue). Decorreu hoje - dia 18 - o funeral, no cemitério do Feijó, concelho de Almada, com a presença dos familiares e amigos mais chegados.

Passo por este meio a mensagem a todos os cibernautas que com ele contactaram nos últimos anos, partilhando duas das suas grandes paixões: a escrita e os computadores. Para todos vós que visitam este blogue o nome era António Melenas, pseudónimo baseado no apelido da sua mãe, e durante dois anos foi este tal Melenas que deliciou inúmeros curiosos da blogosfera que por cá passaram, com estórias e relatos de uma vida fascinante.

Já está online a homenagem realizada pelo seu grande amigo Luís Gaspar, no site de podcast "Estúdio Raposa":

http://www.estudioraposa.com/index.php/18/03/2008/lugar-086-antonio-melenas/

Em breve publicarei neste blogue a edição póstuma das restantes partes de "O Tempo das Hienas", texto sobre a experiência do meu avô na prisão que já há muito ele havia escrito e guardado para que eu só o lesse na idade adulta.
Poderão enviar mensagens para os blogues "Enquanto e Não" e "Escritos Outonais", que eu estarei por cá para receber, responder e recordar o meu avô e meu amigo, que muitas histórias partilhou comigo.

Beijos e Abraços do neto,
João Gouveia

46 Comments:

Blogger Licínia Quitério said...

Estou desolada. Tive a felicidade de conhecer pessoalmente o teu Avô ainda não há um mês, no Forum Romeu Correia, em Almada. Guardarei o seu sorriso, as palavras amáveis e o abraço carinhoso.
Sei do grande Homem que foi.
Fica aqui a minha pobre palavra de conforto para toda a Família.

Até sempre, António Melenas!

18 março, 2008 21:20  
Blogger Menina Marota said...

Foi com uma profunda emoção que ao entrar agora no Estúdio Raposa, me deparei com esta notícia.

No meu sincero ABRAÇO vai a admiração que sempre tive por ele e pela fantástica forma de expressar a sua escrita.

Para TI vai a minha admiração e o meu grande carinho.

Que estejas em PAZ.

18 março, 2008 22:06  
Blogger Maria said...

Um enorme abraço para ti, João Gouveia, extensivo à família.
Não tenho mais palavras.......

19 março, 2008 00:05  
Blogger Poesia Portuguesa said...

As minhas sinceras condolências à Família e Amigos.

A tua memória perdurará na tua escrita e na tua Poesia.

Deixo o meu Abraço carinhoso

Até sempre, Amigo

19 março, 2008 00:36  
Blogger Isabel Filipe said...

A minha sentida homenagem.

Condolências a toda a familia e amigos.

19 março, 2008 09:55  
Blogger Pepe Luigi said...

Caro João Gouveia,

Fiquei com um enorme nó na garganta ao ter conhecimento do falecimento do seu avó, o nosso António Melenas.
Não é que sejamos eternos, mas o facto é que a notícia apanhou-me de chofre, e na realidade não me habituo à idéia de ter perdido um grande amigo da blogoesfera, tanto nas idéias como nas acções.
Presto aqui a minha sincera e grande homenagem ao Homem, ao Poeta, ao Herói da Vida que foi António Joaquim Gouveia, o nosso querido António Melenas.
Sentidas condolências a toda a família, parentes e amigos.
Pepe

19 março, 2008 10:05  
Blogger Carla D'elvas said...

Um beijinho, para ti, João.
Não morre... quem guardamos no coração...

19 março, 2008 10:46  
Blogger Luis Eme said...

Apresento as minhas condolências a toda a família.

Acho uma excelente ideia, publicar os restantes capítulos de "O Tempo das Hienas" (que daria um bom livro...), para que muita gente que não conheceu a verdadeira essência da PIDE, do salazarismo e marcelismo, perceba o mal que fizeram a tantas famílias, sem qualquer razoabilidade...

19 março, 2008 11:19  
Blogger Maria Clarinda said...

Lá estarei. Hoje...hoje dou-te um beijo se me permites pela pessoa maravilhosa e corajosa que vejo em ti.

19 março, 2008 11:38  
Anonymous Anónimo said...

João
Acabei de ler o bonito texto que dedicas a teu avô e de ouvir o Luís Gaspar no "Lugar aos Outros" do Estúdio Raposa.
Não cheguei a conhecer o senhor Gouveia pessoalmente mas, através da leitura dos seus trabalhos literários e, das conversas com o Luís, fico com uma ideia muito querida do avô que perdeste.
Eu não cheguei a conhecer nenhum dos meus avôs e tenho grande desgosto por isso. Um avô é um segundo pai, quiçá mais carinhoso e compreensivo.
Quiçá mais belo.
Recorda-o sempre.
Luís Pinto.
19.03.08

19 março, 2008 11:47  
Anonymous Anónimo said...

...e "comentamos" porque nos "dá na gana"

... e lamentamos a partida dessa figura carismática que é o Melenas

... e, juntando-nos à dor da família, afirmando, contudo, "O Melenas está vivo no nosso coração"

19 março, 2008 11:56  
Blogger Paula Raposo said...

Recebi no dia 18 de manhã a notícia e no post anterior deixei a minha mensagem. Deixei igualmente uma mensagem escrita no telemóvel do António em nome da minha família que viveu nos Olivais no seu tempo de juventude. O António teve a amabilidade de enviar fotos da casa onde o meu pai morava nessa época. O ano passado tínhamos combinado ele vir cá para recordar tempos antigos, mas tal não foi possível. Deixo-vos a minha solidariedade. Beijos.

19 março, 2008 12:39  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Foi com muita emoção que acabei de receber a notícia do falecimento do António. Pena tenho de não ter sabido em devido tempo pois tb moro em ALMADA e tê-lo-ia acompanhado à sua última morada.
Apresento as condolências a toda a Família.

Continuarei a visitar este blog que tão bons momentos nos proporcionou. Do neto esperamos a postagem dos textos restantes de "O Tempo das Hienas.

19 março, 2008 13:40  
Anonymous Anónimo said...

Nunca tinha comentado os textos, mas acompanhava a obra que este grande homem tem bem sabia descrever.
Com o seu desaparecimento o mundo ficou mais pobre e os corações mais tristes.
Que tenha no repouso eterno a paz que alguns lhe negaram em vida.

19 março, 2008 14:14  
Blogger LurdesMartins said...

É com muito pesar que hoje ao abrir este blogue, que já tantos sorrisos me pôs na cara, que já tanto me fez viajar no tempo e com quem tanto aprendi, me deparo com esta notícia.

Onde quer que ele esteja, acredito que continuará a contar as suas crónicas e aventuras.

Um beijinho muito grande para ele e os meus sentimentos para toda a família.
Eu vou ter saudades do António Melenas...

19 março, 2008 16:27  
Blogger Amita said...

Um maravilhoso contador de estórias e poeta que permanecerá sempre entre nós que muito o estimávamos.
O meu profundo respeito à Família.

19 março, 2008 18:59  
Blogger peciscas said...

Ficámos , todos, um pouco mais pobres.

19 março, 2008 19:02  
Blogger fj said...

as minhas sentidas condolencias à familia.
:(

19 março, 2008 19:36  
Blogger bettips said...

Vim pela mão da Maria, já arrepiada, de pena e consternação, de dôr ...Coragem, um sentimento que ELE tinha e herdareis, tal como o seu amor, à vida, às pessoas, ao belo, à rectidão. Ficamos mais sós.
Os meus sentimentos à família.

20 março, 2008 01:34  
Blogger Um Momento said...

Estou sem palavras...
Sinceras e respeitosas condolências a si , e a toda a familia e amigos do António

........

20 março, 2008 01:52  
Blogger Unknown said...

Um sentido abraco de condolencias,
a familia.

20 março, 2008 09:30  
Blogger Teresa David said...

Assim como a Licinia estive no mesmo dia com o teu avô em Almada, mas já o conhecia há bastantes anos, até guardo um cartão onde estamos os dois, mais os meus filhos, na altura, bem pequenos.
Conheço também a tua mãe há quase trinta anos através do teatro de Almada e não só.
Fiquei triste quando ontem me deram a notícia e lamento não ter sabido a tempo de ter podido me juntar á sua última homenagem.
Espero que continues a obra de teu avô homem integro e afável que gostei de ter conhecido, e, guardarei na memória.
Um abraço amigo
Teresa David

20 março, 2008 14:05  
Anonymous Anónimo said...

João
Tenho tentado contactar a tua Avó pelo telefone lá de casa, mas não consegui, o que é natural.
Uso por isso este meio para expressar a toda a Família o meu pesar pelo falecimento do António.
A Família perdeu tudo, mas nós, os amigos também perdemos muito.
Nunca mais leremos as suas lindas poesias nem as suas admiráveis histórias que nos encantavam.
Nunca mais encontrarei no meu correio, os seus e-mails sempre cheios de interesse. Nunca mais.
Um abraço para ti e cumprimentos para toda a Família, do
Xico, amigo de infância do teu Avô.

20 março, 2008 14:22  
Blogger pikenatonta said...

Fiquei muito, muito triste... Pois fiquei de lhe escrever... Não fui a tempo... Estou muito triste... :(

Condolências a toda a família e amigos...

20 março, 2008 17:46  
Blogger Sérgio Figueiredo said...

Sentidas condolências a todos quantos conviviam com este Homem que, tanto quanto me apercebi, acarinhou tanta gente.
A ti minha amiga, o respeito pelo teu pesar e a esperança de que mantenhas viva a obra do teu avô. Terei muito prazer em o conhecer, não recordar, porque ele e seus escritos estarão sob tua responsabilidade, a continuidade.

Bjs sentidos

20 março, 2008 18:54  
Blogger Eme said...

João Gouveia..
Enquanto escrevo escorrem-me lágrimas pelos olhos e eu não choro facilmente. O seu avô sabia-o. Partilhei com o António Melenas durante um ano experiências e ideias que me enriqueceram mais do que nunca. Eu adorava este homem! Pelo carinho que me deixava nos comentários,pelas palavras que trocávamos nos mails. Nos mais recentes, apenas me disse sentir-se fraco por causa da pneumonia. Conheci desde o ínicio a doença, os efeitos da quimioterapia, a força com que encarava as coisas esforçando-se sempre para estar presente aqui. Tinhamos comhinado que na sua próxima vinda ao concelho de Alcanena nos iriamos encontrar, com a minha amiga nena que ele tanto adorava,para darmos um grande abraço.
Estive uns dias fora, venho aqui e recebo esta notícia..

Obrigado João por estares no lugar dele nestes dias.

Contigo António, falarei sempre, como sempre! Estás bem.

20 março, 2008 19:47  
Blogger José Faria said...

Também por aqui, por este meio sem fronteiras, podemos e devemos perpectuar a vida e obra, os ditos, feitos e escritos dos amigos concidadãos com quem trocamos ideias, valores e histórias reais e verídicas do Bom ser Humano.

21 março, 2008 00:16  
Blogger Kalinka said...

Estou sem palavras...
as lágrimas correm...
estou desolada!

António, ainda há pouco tempo disse-te que a minha sobrinha estava à espera de um transplante de coração e tu, GRANDE HOMEM E AMIGO, arranjaste tempo para ir ao blog dela contar a tua realidade em relação aos inúmeros problemas de saúde que sofrias.
Foste muito humano e generoso, ELA ficou muito comivida e grata, tencionava responder-te, mas...infelizmente já não foi a tempo.
Apenas dia 20 soube que partiste e nos deixaste mais pobres, pois fazes muita falta. Assim que soube comuniquei à minha sobrinha que fez um post em tua homenagem.

Sinceras e respeitosas condolências a toda a familia e amigos do António

21 março, 2008 00:32  
Anonymous Anónimo said...

Não consigo dizer da consternação que senti, que sinto, quando soube!
Recebi deste HOMEM de Olhos Grandes, o melhor dos comentários!
Não o tendo conhecido pessoalmente, foi como se o conhecesse.
Lindo por fora, tão belo por dentro!

Não o perdemos, João.
Lá, no sítio onde nascem as estrelas, já há mais uma, ímpar no brilho, no sorriso franco, orgulhoso por te ter, e, podes ter a absoluta certeza de que nos vai continuar a acompanhar a todos, sempre!

Permite-me que te dê um abraço!
Permite-me que te congratule pela fortuna de seres neto de uma Alma Nobre.

Há gente de Mãos cheias de tudo!
Das mãos do António, teu Avô, esse Oleiro das palavras, transbordavam momentos, as mais belas imagens, pedaços vivos de História!
Raro ter-se mãos tão generosas!

E, agora, é já com ele que falo!
Não te digo adeus, palavra que bani do dicionário.
Antes um Até Já, muito, muito apertado, António!
Quão grandioso és, quanto nos deste, sem que te pedíssemos.
Quanto nos vais continuar a dar!

Ergo-me e vou aplaudir-te, de pé, porque mereces!

Com toda a admiração, por ti, Amigo,

Cristina Miranda

21 março, 2008 13:02  
Anonymous Anónimo said...

António Melenas partiu para outra vida, uma na qual doença alguma o afecta e nada limita o que quer fazer. Vive agora outra experiência, ao lado de muitos amigos que queria rever e cujas histórias partilhou connosco. À família, envio o meu sorriso, por tal alma lhes ter pertencido. Por favor, deixem o blog vivo, para que possamos sempre vir recordar esta escrita magnânima, do Eça contemporâneo que se mostrou António Melenas. Muito amor para todos.

21 março, 2008 16:30  
Blogger Menina do Rio said...

Curvo-me em silêncio... E guardo a imagem que tenho de ti António, naquela foto em preto e branco com um bonézinho invocado. O que não aceito neste universo virtual é que os sentimentos não são irreais e uma dor é sempre aguda.
Sei qu estás em boas mãos!

Vou-me
Até o dia do reencontro...

21 março, 2008 18:15  
Anonymous Anónimo said...

obrigado joão por seres tão lesto na promessa que fizeste ao avô.
Ele dizia para eu lhe mandar comentários, mas eu sentia sempre que tinha de me esmerar e acabei por falhar quase sempre... Ele perdoará decerto o primo Rogério.
Beijos à Anita e à nina. Tb para ti e o Alberto um abraço

21 março, 2008 19:56  
Blogger Bichodeconta said...

Como um rio que estravaza a margem,assim fiquei agora, impotente , de lágrimas que se soltam por mais que as tente reprimir.. Era super admiradora do António,seu avo por quem deve ter uma enorme estima..Contactava-mo-nos até pelo e-mail sobretudo nesta fase terminal da doença.. Por vezes estava alguns dias sem contactar, depois era muito bom quando aqui escrevia ou recebia dele algumas noticias pelo mail.Por vezes falava do neto da filha, Paula????????? da casinha do Meco onde ele se sentia muito bem... A si João e a toda a familia um abraço de ternura aprendida no seu avo.Voces perderam o avo, o pai o marido o irmão, eu perdi um amigo que muito admirava e que muito gostava de ler, e a blogosfera perdeu um grande amigo também... um beijinho, ell

23 março, 2008 12:38  
Blogger Bichodeconta said...

Quando aqui entrei , vinha desejar pascoa feliz, vinha também dizer ao avo que sei , foi ferroviário que a minha filha de quem por vezes falavamos, a princesa (a minha filha fez 25 anos dia 12) e vinha dizer ao avo que ela já terminou com bom aproveitamento o curso de que havia falado com ele.. Máquinista da CP mercadorias, onde quer que o António esteja ele vai olhar por todos nós..

23 março, 2008 12:44  
Blogger Codinome Beija-Flor said...

João,
Não há o que dizer, não tenho palavras, seu AVÔ era admirável, uma lição de vida, me emocionava, me ensinava, era fascinante ver que nem a dor da prosão conseguiu tirar dele a sensibilidade e a crença no amor.
Meu sentimento é de dor, profunda tristeza, um vazio que não será preenchido certemente.
Que DEUS e Se Avô de ilumine para que não deixe morrer nunca a grande paixão que ele tinha por este blog.
Com o meu mais profundo pesar e com todo respeito que seu Avô sempre teve por nós deixo meu abraço com o mais sincero carinho.

24 março, 2008 02:58  
Blogger Jade said...

Uma triste notícia, seu avô era um homem interessante e fará muita falta no mundo dos blogs, como sei que fará falta à família!
Abraços

24 março, 2008 16:03  
Blogger Jorge said...

um sentido abraço de condolências a toda a família e amigos.

25 março, 2008 01:03  
Blogger ROADRUNNER said...

É com enorme comoção e mesmo com as lágrimas nos olhos que escrevo estas palavras simples e banais. Só agora tive conhecimento de tal facto através de uma companheira de blogosfera que deixou uma mensagem no meu blog. Apesar de ultimamente não ter tido a disponibilidade que desejava para a blogosfera, sempre acompanhei com a maior curiosidade e carinho as sábias palavras e as enriquecedoras experiências do seu tio, ainda para mais sendo um conterrâneo de Moscavide, terra onde vivi mais de 30 anos.
Neste momento apenas posso deixar uma palavra de solidariedade e acrescentar que a blogosfera ficou mais pobre sem a presença, ainda que virtual, de um grande homem e de uma referência para os mais jovens. Melenas era sem dúvida um homem bom!
Roadrunner.

25 março, 2008 22:19  
Blogger Observador said...

ao meu principe encantado,..mon grand chevalier blanc,..aqui te deixo as lágrimas mais duras e sentidas dos ultimos anos, e a jura de amor eterno.lá nos encontraremos um dia meu querido mais querido de todos os poetas vivos no meu peito.

(e a ti joão um abraço do tamanho da blogosfera e a minha sincera admiração por seres quem e como és.)

26 março, 2008 15:10  
Blogger Manuel Veiga said...

abraço comovido. e solidário

26 março, 2008 23:01  
Anonymous Anónimo said...

Foi com sentido pesar que soube hoje, da viagem sem regresso do nosso querido poeta e escritor António Melenas.

Chorei e sorri com toda a sua obra...assim como o faço com a sua partida.

As minhas condolências para toda a familia.

Maria Valadas

27 março, 2008 14:37  
Blogger ... said...

Não tenho palavras, e creio que numa situação destas, são no mínimo irrelevantes, posso dizer que o seu avô sempre me deu o maior apoio nos meus escritos e tinha o dom de me encantar com a suas prosas e delicados poemas.

Lamento a sua perda.

31 março, 2008 10:00  
Blogger Mel de Carvalho said...

Ausente da globoesfera chego tardiamente a este espaço, a esta casa de um amigo...

Porque a amizade se tece em teias para além do Infinito, porque acredito que onde António estiver sentirá o quanto lhe fico grata pelas palavras de carinho e de estimulo que me foi deixando, silencio-me com um enorme OBRIGADA ANTÓNIO pela pessoa que foi e parto no silêncio da noite, triste!

Maria Amélia de Carvalho (Mel)
www.noitedemel.blogs.sapo.pt

09 abril, 2008 23:20  
Blogger Lapa said...

Passei aqui para cumprimentar o seu Avô e fiquei profundamente consternado com a notícia da sua morte.
Gosto muito dos seus Ecritos.

Marecem ser publicados em livro.

José Manuel de Aguiar.

13 abril, 2008 12:34  
Blogger zé lérias (?) said...

Foi com muita tristeza que tomei conhecimento do falecimento de seu avô.
Um dia, lembro-me agora, fez-me uma pequena provocação num dos blogues que eu mantinha activos. Referia-se às nossas (provectas)idades com o humor de jovem rapaz.
Eu visitava com alguma regularidade o vosso blogue "ENQUANTO E NÂO".
Associo-me à vossa dor.

30 abril, 2008 19:34  
Blogger a d´almeida nunes said...

Estou desolado. Ao mesmo tempo apreensivo. Tenho 61 anos, os meus pais, 84 anos. A minha vida tem andado em grandes atribulações, talvez forjadas pela minha mente, simplesmente, sei lá.
Não tenho feito o devido acompanhamento aos amigos que fui encontrando nos blogues. De modo que, quando menos se espera, uma surpresa.
As minhas mais sentidas condolências a toda a família e amigos do nosso António Melenas.
A vida é feita de momentos. Pois é, mas nunca estamos à espera de alguns desses momentos!...
António

02 maio, 2008 16:52  

Enviar um comentário

<< Home