10.21.2006

MULHERES DA MINHA VIDA

Há relacionamentos que acabam. Todos os sabemos. Alguns de forma dolorosa e outros nem tanto. Mas e o amor? Será que acaba sempre com o fim do envolvimento sentimental? Será possível amar e desamar.? Há dias coloquei a mim mesmo esta questão e a resposta que encontrei foi a de que, pelo menos comigo, tal não é possível. Quem se amou um dia não pode deixar de continuar a amar-se, pelo simples facto de complicações, exógenas, por vezes, levarem ao fim de um normal envolvimento. De uma forma diferente, é certo, mas o amor continua dentro de nós, a menos que, por razões muito fortes, seja substituído por um ódio invencível - o que jamais aconteceu comigo.
Curiosamente o mesmo se passa com Amigos. Não me lembro de qualquer amigo antigo, com o qual tenha esfriado relações e que hoje considere como meu inimigo. Daqui o poema:



Mulheres da minha Vida
(Balanço final)

Mulheres da minha vida, não queirais
Que eu diga, nesta hora, por favor,

Qual foi a que de vós eu gostei mais,

À qual me consagrei com mais ardor

Sendo a mulher flor tão delicada,
Como escolher entre uma e outra flor?
Se colho a rosa por ser tão perfumada
desmereço ao cravo e ao nardo o seu valor?

E a violeta, o jasmim e a açucena
Ignorá-las quem não teria pena?...
Por isso todas guardo em meu canteiro

Não me pergunteis, pois, qual mais amei
Nenhuma de vós jamais eu olvidei
E amo ainda todas, por inteiro

Outubro de 2006

Pode ouvir este poema na voz de Luís Gaspar
aqui

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom de fim-de-semana, enquanto lá fora o vento sopra e a chuva cai, aqui a qualidade impera, neste interessante blogue.

21 outubro, 2006 21:42  
Blogger João Mãos de Tesoura said...

Ah malandro! Aposto que no Natal brindas a todas com igual preito!
Desculpa-me a brincadeira, e o tetuar, mas revi-me no texto.
Um abraço, voltarei

23 outubro, 2006 18:27  
Blogger ROADRUNNER said...

Sábias palavras!
Saudações!

P.S: Visite o meu novo blog em:
http://bau-de-recordacoes.blogspot.com

24 outubro, 2006 20:42  
Blogger Menina Marota said...

Ora aqui está um tema interessante!

Pois é... o amor e o desamor...e o fim de cada um deles...mas será que haverá um fim ou ele ficará perpetuado no fundo da nossa alma, como uma cicatriz, que nunca desaparecerá do nosso corpo?

Este assunto dava um debate lindo!

Eu costumo dizer que a minha alma é o fruto de tudo aquilo que amei...

Como se podem esquecer momentos maravilhosos passados na nossa Vida, mesmo que uma relação tenha já acabado?

O amor tem formas maravilhosas de se dar...

Gostei muito do teu soneto.

Grata por ele.

Um abraço e um sorriso ;)

25 outubro, 2006 08:12  
Blogger sofialisboa said...

antónio gostei muito e acho enraçado esta tua forma de falar de amor... se fica sempre qualquer coisa, claro que sim, ficam as memorias, os bons momentos, a felicidade, fica sempre o sentimento... e agora levanto eu uma questão? e explicar isto a um homem se o amor que sentimos por cada um é tão diferente...gostei muito sim
sofialisboa

25 outubro, 2006 17:21  
Anonymous Anónimo said...

A blogosfera é um mundo que partilhamos com objectivos marcados e sólidos, e que nos entra pela casa dentro.Neste blogue entro para a sala como convidado bem recebido e assisto, satisfeito e prazenteiro ao quanto de bom e belo se faz, sobretudo aqui. Ao despedi-me satisfeito desejo bom fim-de-semana.

27 outubro, 2006 19:45  
Blogger Licínia Quitério said...

Foi um prazer ler este blog e o outro de sua autoria. Todos os dias a blogosfera nos traz surpresas.
Felicidades. Voltarei.

31 outubro, 2006 20:20  

Enviar um comentário

<< Home